Newest Post

// Posted by :Otá // On :quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Kamen Rider (仮面ライダー Kamen Raidā?) é o nome de uma franquia televisiva e cinematográfica de séries tokusatsu, criada primeiramente no Japão pelo mangaká Shotaro Ishinomori. A franquia teve inicio em 1971 com uma série chamada simplesmente Kamen Rider. Ao longo dos anos, a popularidade da série cresceu a ponto de a série original gerar várias sequencias tanto na televisão quanto no cinema e no mercado direto-para-vídeo (OVA). Duas dessas séries (Kamen Rider Black RX e Kamen Rider Ryuki) foram adaptadas para a televisão norte-americana, na forma das produções Masked Rider e Kamen Rider: Dragon Knight.

História

Com o sucesso da série original (Kamen Rider, que durou 98 episódios), os produtores da Toei Company lançaram uma outra série nos mesmos moldes, Kamen Rider V3, que foi igualmente bem sucedida. A ótima aceitação acabou gerando uma franquia e um gênero de sucesso no Japão.Tal como aconteceu com Ultraman, também produzido no Japão, Kamen Rider acabou por ter várias continuações.

As histórias das primeiras séries sempre mostravam um jovem capaz de se transformar em um herói ciborgue mutante (kaizo ningen) com visual geralmente baseado num inseto (geralmente num gafanhoto) que enfrenta alguma organização maligna que pretende dominar a Terra. Nas séries mais recentes (Kamen Rider Agito em diante), vários Riders surgem ao mesmo tempo, e lutas entre eles se tornaram comuns. Os novos Riders deixaram de ser ciborgues e alguns deles não são exatamente heróis, além da caracterização dos vilões ser mais elaborada, fugindo do estereótipo do "Império do Mal" e ganhando ares de mistério. As novas histórias são ricas em drama, mistérios e reviravoltas, sendo que muitas vezes a série termina de maneira totalmente diferente do que começou e, às vezes, nem há final feliz (como no caso de Kamen Rider Blade, por exemplo). Além disso, podem ser observadas diversas características novas no gênero Kamen Rider, como a utilização de artefatos para a transformação (como as Gaia Memories em Kamen Rider W, por exemplo) e a introdução de armas e equipamentos altamente tecnológicos à serviço dos Riders.

No Brasil, apenas duas séries originais do gênero foram exibidas, Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, ambas pela extinta Rede Manchete durante a década de 1990, Masked Rider. Em 2009, foi exibida pela Rede Globo no bloco TV Globinho a adaptação norte-americana de Kamen Rider Ryuki, Kamen Rider: Dragon Knight (Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão no Brasil). A série estreou nos EUA em 3 de Janeiro de 2009 e em junho do mesmo ano no Brasil.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

// Copyright © Tokusatsu Up Br //Anime-Note//Powered by Blogger // Designed by Johanes Djogan //